10/11/2022

3 motivos para não deixar a água da sua piscina esverdear

Piscina é um deleite para os dias de calor, oferecendo diversão e relaxamento. Mas, durante os dias mais frios, acabamos cuidando menos dela e aquilo que nos passava uma sensação de ter um pedaço do paraíso em casa, transforma-se rapidamente em pesadelo, e você começa a estrelar um filme ruim de terror com uma piscina mal cuidada e com água uma água verde, cheia de lodo.

Isso, geralmente, acontece por conta de pequenas plantas que caem na piscina com o vento, além de bichinhos e algas que começam a proliferar.

Mas, para além da questão estética, deixar a água da sua piscina ficar esverdeada pode ser perigoso para sua saúde e para o seu bolso. E é isso que vamos ver agora. Continue lendo e descubra 3 motivos para não deixar a água da sua piscina esverdear e também como cuidar dela!

1. A água verde pode prejudicar sua saúde

As algas, que como vimos acima, é o que causa o esverdeamento da piscina e podem ser super prejudiciais a sua saúde, pois é nessa água suja que muitas bactérias e microrganismos podem se proliferar, transformando-se em grandes vetores de doenças, como:

💊 Otite

💊 Foliculite

💊 Diarréia

💊 Giardíase

💊 Alergias na pele

💊 Entre outras. 

 

2. Sua piscina vira uma mansão para proliferação de mosquitos aedes aegypti 

Além das doenças causadas pelo contato com água contaminada, já imaginou que dor de cabeça oferecer sua piscina como uma moradia perfeita para o mosquito aedes aegypti, vetor de doenças como dengue, chikungunya e zika vírus?

Esse descuido vai além e poderá fazer mal para uma comunidade inteira, podendo até levar à morte.

3. O descuido com a água pode doer – e muito – no seu bolso

Isso ocorre porque além das doenças, as algas podem causar estragos na estrutura da sua piscina. Quando esse descuido dura muito tempo, elas podem causar o entupimento  das tubulações e poros dos filtros, diminuindo a eficácia da piscina, o que irá exigir a você que a limpeza seja feita de forma cada vez mais frequente, afetando diretamente o seu bolso.

Os tipos de algas encontradas 

Agora que falamos um pouco dos prejuízos que deixar a piscina de lado pode te trazer, vamos conhecer os tipos de algas que podem surgir na água, para que você saiba identificá-las e como combatê-las:

Verdes: são as mais comuns e normalmente irão surgir logo após a falta de filtragem adequada e/ou teor de cloro. Geralmente são encontradas flutuando livremente na água, mas também podem se agarrar às paredes.

Amarelas: são aquelas que se prendem às paredes da piscina, e também podem ser chamadas algas-mostardas. Normalmente encontradas no lado mais escuro da piscina, sua reincidência é comum, pois essa variedade é resistente a níveis normais de cloro e a sua erradicação precisa ser tratada de forma mais séria.

Rosas: na verdade, as algas rosas, não são necessariamente uma alga, e sim uma forma de bactéria. Elas costumam aparecer como manchas ou listras em cantos e fendas da piscina. Por sua propagação ser mais lenta,  é extremamente raro que floresça em toda a piscina.

Pretas: as algas pretas são as mais preocupantes, pois sua eliminação é extremamente dificultosa, já que esse tipo de algo possui raízes fortes e camadas protetoras que impedem que produtos químicos as eliminem com facilidade. Essas algas costumam aparecer como manchas escuras, geralmente com o tamanho de uma ponta de borracha de lápis. Mas não se engane, suas raízes estendem-se até ao gesso ou ao reboco do azulejo, e a menos que as raízes sejam destruídas completamente, irão crescer de volta no mesmo lugar.

Me descuidei e deixei a água da piscina esverdear, o que faço?

Se o descuido aconteceu, não é sinal de que sua piscina nunca mais poderá ser usada ou que você terá que despender de muito dinheiro para que ela volte a ser segura para banho. E, sem sombra de dúvida, você não leu esse texto até aqui para que a gente não te ajude a sair dessa!

Confira neste outro artigo como realizar uma limpeza de qualidade e manter sua piscina segura para banho.

Agora que você já sabe o que pode ocorrer se o cuidado com a sua piscina for negligenciado, confira nossa linha de Tratamento de Piscinas, e deixe a água sempre saudável para banho com produtos Policlean Oirad®

 

Siga-nos no instagram para acompanhar nossas dicas e ficar por dentro do universo da Policlean!