08/11/2022

8 dicas para deixar a piscina limpa e segura para banho

Sol, calor, férias e piscina! Estudos indicam que 10 entre 10 brasileiros querem ter onde se refrescar durante o verão, mas quem tem uma piscina em casa sabe que cuidar da água e realizar sua manutenção dá trabalho e tem que ter fôlego para encarar esse investimento. Não cuidar bem da sua pode trazer muitos problemas como uma água infectada, que pode provocar doenças severas, como hepatite A, conjuntivite, otite e micoses, por exemplo. 

Pensando nisso, criamos um guia de como realizar a manutenção e cuidados, e o melhor: com um custo-benefício que vale a pena! Continue lendo esse artigo para conferir as 8 dicas para deixar a água da sua piscina segura para banho!

 

1 –  Organização é a palavra chave

O primeiro passo é montar um cronograma de limpeza, pois a limpeza precisa ser feita periodicamente e de maneira ordenada. O cronograma também ajuda a saber exatamente quais materiais você irá usar, como:

  • Peneira cata-folha;
  • Escova macia;
  • Cabo telescópico;
  • Mangueira flutuante;
  • Cloro;
  • Produtos reguladores de pH e alcalinidade;
  • Clarificante e algicida.

Assim fica mais fácil de você realizar uma limpeza eficiente e protetiva de verdade!

 

2 –  Limpeza externa

Não adianta deixar a água limpinha e não cuidar da parte de fora da piscina, não é mesmo? Aliás, essa é a primeira etapa depois de separar os produtos que você precisa para cuidar da sua. Já que folhas, sujeiras, poeiras e outros resíduos que estão na parte de fora, ao cair na água, podem fazer com que você perca todo o trabalho já feito. 

 

3 – Agora é hora de começar a higienizar a água 

Agora que você já limpou toda a área externa, é hora de cuidar da água. A primeira etapa aqui é desligar o sistema de filtração e outros registros para garantir a sua segurança e também dos seus equipamentos. 

 

4 – Limpeza do filtro

Também conhecido como skimmer ou coadeira, você precisa esvaziar esse depósito manualmente e jogar os resíduos fora para que depois da limpeza, ele possa filtrar a água limpa.

 

5 – Peneire a piscina

Agora é hora de usar o cata-folhas para retirar insetos e outras sujeiras que não foram para o filtro. Com a ajuda do cabo telescópico, deixe a superfície da água sem nenhuma impureza. 

 

6 –  Escovação

Sabe aquela escova macia que está na lista de materiais? Chegou a hora de usar! Escove toda a piscina para retirar, com a ajuda do cabo telescópico, algas que podem estar grudadas nas paredes. 

Importante: antes de começar a limpeza, verifique o nível se a piscina está com a composição correta para poder oxidar as algas que serão desprendidas. Caso identifique que não, é hora de usar o Algicida para eliminar todas as algas existentes por meio de um tratamento de choque. 

 

7 – Aspiração

A gente já adianta: esse passo exige muita paciência e é para casos mais graves, de muita sujidade na água. 

Depois de escovar bem as paredes da sua piscina, é hora de verificar se há a necessidade de usar um Decantador, que age aglomerando as partículas de sujeiras que ficam suspensas na água formando flóculos pesados, que acabam indo para o fundo da piscina e facilitam muito a aspiração.

 

8 – A prevenção é sempre o melhor caminho

E essa regra funciona também para cuidar da saúde da água da sua piscina, para que ela esteja sempre saudável e segura para banho. E não esqueça de sempre verificar os níveis de pH . 

 

Gostou das nossas dicas? Confira todos os produtos em nosso site e se o seu interesse é revender qualidade e confiança, entre em contato conosco.

Fique atento às nossas redes sociais para mais dicas e informações!