10/11/2022

Guia rápido para uma limpeza pós obra impecável

Quem trabalha com limpeza pós-obra ou quer entrar nesse ramo sabe como essa é uma parte imprescindível para a entrega e é uma etapa que exige muito cuidado e atenção, pois quando não é feita corretamente, pode trazer uma dor de cabeça daquelas.

Por isso, fizemos um guia rápido para uma limpeza pós obra impecável, tanto para profissionais como para quem deseja realizar essa etapa por conta. Para conferir, é só seguir lendo esse artigo.

1º passo: espere a obra acabar

Parece bobagem, mas muita gente faz a limpeza durante a obra e é impossível adiantar a limpeza de um cômodo se o outro ainda estiver em obras, porque a poeira não costuma respeitar o espaço. Então, para não ter retrabalho, espere toda a obra terminar.

2º passo: planejamento

Agora que a obra acabou, faça um planejamento avaliando as necessidades de limpeza de cada cômodo, assim você vai saber exatamente dos equipamentos e produtos que precisará, e o mais importante: por onde começar.

Por exemplo, em imóveis de dois pavimentos, sempre é melhor começar de cima para baixo. E a mesma regra se aplica aos ambientes: comece pelas paredes, bancadas e só depois lave o chão.

3º passo: separe os equipamentos e produtos de limpeza que irá precisar

Os equipamentos variam muito de obra para obra, mas geralmente você irá precisar de itens básicos, como: equipamentos de proteção (luvas e máscaras), panos limpos, esponjas macias, espátula, escovas de limpeza, vassoura, rodo, pá, balde, aspirador de pó, e produtos de limpeza e higienização determinados para cada tipo de superfícies.

4º passo: defina por onde começar

Agora que você já fez seu planejamento, viu a necessidade de cada cômodo e já separou os equipamentos e produtos que irá usar, é hora de pôr a mão na massa, ou melhor, na sujeira! 

E não se esqueça, é sempre necessário remover todos os entulhos antes de começar a limpeza, despeje as latas de tinta, caixas de piso e entre outros em local adequado. 

Nossa dica, depois de remover os entulhos, é sempre começar com a limpeza mais grossa, retirando as manchas de tinta, restos de cimento e rejuntes e lembre-se de usar os equipamentos de segurança!

E agora, que você já removeu todos esses excessos de sujeira que acabam sobrando com a obra, chegou a parte da limpeza mais leve, mas antes temos algumas dicas para te ajudar nesse momento:

  • Se seus móveis permaneceram em casa durante toda a obra, e estão cobertos com plásticos ou lençóis, retire-os para que, após limpar o chão, você não o suje novamente.
  • E lembra da regra de quem em casa de dois pavimentos, o correto é começar de cima? Ela também se aplica a casas de um só, mas nesse caso é: comece sempre pelo teto.
  • Além da regra de começar de cima para baixo, você sempre deve começar pelos fundos da casa e conforme a limpeza é feita, vai avançando até a porta de entrada.
  • Durante a limpeza, você acaba usando muitos produtos químicos, então nunca se esqueça de, além de usar os equipamentos de proteção, também abrir bem as janelas enquanto limpa.
  • Ah, e também nada de preguiça, hein? A mesma força que você está colocando para deixar tudo limpinho, use também para ler os rótulos e usar corretamente os produtos. Assim você evita possíveis estragos e protege seu bolso.

Dica extra: que tipo de produto devo usar?

Dá um pouco de nervoso em pensar que precisa comprar um produto para cada ambiente e cada item, né? A gente sabe. 

Por isso, a pesquisa do que usar é super importante. Sempre priorize marcas de limpeza que são certificadas e também que tenham produtos versáteis e que possam ser utilizadas em diversas superfícies. 

Aqui na Policlean, contamos com uma extensa lista de produtos que irão te ajudar nessa hora e que rende muuuuito, como o Super Pós Obra! Confira o que melhor se encaixa às suas necessidades: