Limpeza de pisos de A a Z: dicas com tudo que você precisa saber
Limpar pisos até pode parecer uma tarefa fácil, mas você sabia que se não usar os produtos certos, é possível acabar manchando e estragando o piso? E mais que uma questão estética, usar os produtos errados pode fazer com que diminua a durabilidade de determinados pisos.
Por isso, fizemos um guia com os mais diversos tipos, como ardósia, porcelanato, carpete, taco, entre outros, para você aprender a melhor forma de cuidar da sua casa ou de realizar a limpeza profissional!
Acompanhe nosso artigo e deixe o cartão de visitas da sua casa e/ou estabelecimento sempre limpo e com cara de novo. 🤩
Acabou de fazer uma obra?
Vamos começar com dica para aquelas pessoas que não sabem nem por onde começar: as que acabaram de fazer uma obra e o piso está todo sujo.
Neste caso, o mais indicado é começar a limpeza com um limpador Pós Obra, pois só ele remove resíduos deixados na obra como excesso de gesso, concreto e rejunte. Além disso, ele poder ser usado em diversos tipos de superfícies como porcelanato, cerâmicos, pedras rústicas, porosas, naturais, ardósia, cotto/lajotas, cimentícios, granito, granilite, pastilhas, azulejos e madeiras.
Agora que falamos desse terror da limpeza que é o pós obra, vamos nos aprofundar nos mais diversos tipos de pisos, para que você saiba como deixar sua casa ou estabelecimento impecável.
Granito e granilite
O granito é uma rocha nobre, muito conhecida por, além de ter muita durabilidade, absorver pouca água e ser muito resistente à manchas.
Já o granilite é composto por diversos materiais como granito, mármore, calcário e quartzo. E embora tenham uma composição diferente, a limpeza deles é muito parecida:
A primeira coisa a se fazer é varrer ou aspirar as sujidades que estão no piso. Depois é hora de lavar, mas cuidado porque as granilites polidas podem ser muito escorregadias. Para a lavagem, o ideal é usar uma solução com água e detergente neutro.
Após a lavagem, seque-o imediatamente e nada de usar ácidos, produtos com cloro ou com agentes abrasivos, vinagre e ceras para pisos cerâmicos, pois eles podem prejudicar o brilho e ainda manchar seu piso.
No caso do granito, é recomendado que, uma vez ao ano, o piso seja impermeabilizado para facilitar a limpeza.
Porcelanato
O porcelanato é o queridinho do momento entre os pisos, já que é de fácil limpeza e de beleza ímpar. Mas para garantir que ele fique sempre bonito é preciso de cuidados especiais, como varrer diariamente, ou sempre que possível, para retirar o excesso de sujidade e depois passar um pano úmido.
O recomendado é também usar um detergente neutro em caso de lavagem, pois alguns produtos também podem manchar e prejudicar o porcelanato, como ceras e impermeabilizantes. Tem alguma sujeira difícil de sair? Nada de esfregar com o lado mais áspero da esponja ou palha de aço, isso até pode tirar a sujeira, mas também irá riscar seu piso!
E para deixar o ambiente com aquele cheirinho de limpeza, use um spray perfumado de ambientes, mas não espirre no piso, pois pode manchar.
Cerâmico
Um dos pisos mais usados e com mais facilidade para limpar é o piso de cerâmica. Mas engana-se quem pensa que piso de cerâmica é tudo igual. Entre eles existem diferenças, principalmente na hora de limpar.
Para acetinados e/ou polidos, a limpeza é parecida com o dos pisos de porcelanato: é só retirar as sujidades com vassoura de cerdas macias ou aspirador e lavar com água e detergente neutro. Agora, se o piso é antiderrapante, a melhor opção é usar vassouras de cerdas mais duras e um detergente que tenha ácido em sua fórmula, como o Polix K.
Seu banheiro também tem piso cerâmico? Então aqui vai uma dica extra: uma vez por semana use água sanitária pós limpeza, assim você evita mofo e bolor no piso de lugares úmidos.
Ah, e não se esqueça: usar sabão em pó pode fazer com que seu piso perca o brilho, formando uma película embaçada.
Madeira
O piso de madeira traz aquele ar mais rústico para a casa e tanto a madeira de demolição quanto a de lei precisam de atenção na hora de ser cuidado.
Por ser um piso pesado, robusto e impermeável, a madeira de lei tem maior resistência a infestação de pragas, por exemplo. E as regras de cuidado não se diferem muito da madeira de demolição. A única coisa é que no caso da madeira de demolição, o excesso de água pode inchar o piso, que não é impermeável.
Para realizar a limpeza de ambos os tipos opte por produtos específicos para madeira e nunca use muita água.
O piso está com muita cera incrustada? Um removedor de ceras, como o Cera Cinderela, pode ser uma boa! Já para dar aquele brilho, uma cera que confere um acabamento impecável, além de não o deixar escorregadio, é a melhor opção, como o Cera Cinderela Free!
Carpete
Apesar de não ser tão usado atualmente, o carpete ainda pode ser visto por aí e trazem aquela sensação de aconchego, pois conferem conforto térmico ao ambiente.
Para quem escolheu esse tipo de piso, é muito importante que a limpeza esteja sempre em dia, já que ele pode acumular muita poeira e migalhas, sendo um convite para os ácaros.
No caso do carpete, a primeira coisa que você tem que saber é que a água é expressamente proibida na hora da limpeza, já que em excesso ela pode provocar mofo e bolor, além de deixar o ambiente com mau cheiro.
O ideal é fazer uma limpeza semanal com aspirador de pó, evitando usar vassoura, pois elas só espalham a sujeira ao invés de removê-las, e também podem estragar as fibras do carpete.
Precisa remover algum odor ou pelos do pet? Borrife uma solução de 2 para um, com água e vinagre. Mas lembre-se: nada de borrifar muito e deixar o piso úmido.
Laminado
O piso laminado também é um do time que não pode ser lavado, pois é feito de um aglomerado de madeiras e o contato com água e sol diretos podem fazer com ele deforme.
Mas a notícia boa é que a limpeza desse piso é muito simples e rápida: passe o aspirador ou vassoura macia, depois um pano úmido (bem torcido e mais para o seco), que seu piso estará limpinho.
E no caso de manchas, utilize detergente e álcool!
Vinílico
Você sabia que o piso vinílico é produzido a partir de materiais recicláveis? Muito legal essa iniciativa que, além de sustentável, deixa a casa linda e moderna.
Seu cuidado é muito parecido com o do piso de madeira e laminados, em que se deve evitar água e usar apenas um pano úmido com detergente neutro e, para a secagem, apenas um pano úmido. Importante esperar secar para permitir a passagem de pessoas, ok? Assim evita tombos e marcas de pés no laminado.
E se você quiser dar um charme a mais deixando o piso mais brilhante, utilize uma cera acrílica, como o Cera Cinderela Max.
Dica extra para limpeza de piso:
Quer deixar os rejuntes branquinhos e os azulejos com cara de novos? Aposte em um Limpa Pisos que tenha essa finalidade. E na hora de escolher, opte por produtos que tenham uma excelente performance e fórmulas com tensoativos de qualidade, como os da Policlean!
Agora você já sabe a melhor forma de cuidar do seu piso? Confira nossa linha de Tratamento de Pisos, com matérias-primas especiais, pensada para te atender desde a limpeza doméstica até a profissional, com fórmulas simples e fáceis de manusear, ativos de alta performance, rendimento fora do normal e o melhor custo-benefício, que conta com produtos como hipoclorito de sódio 8%, desinfetante, detergentes, limpadores e ceras para manter sua casa sempre bem cuidada.